segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Em que estilo de comprometimento você se enquadra?

Em que estilo de comprometimento você se enquadra?

Essa semana falarei sobre o COMPROMETIMENTO das pessoas, tanto na vida pessoal ou profissional. É importante saber que comprometimento é o nosso reflexo, é fazer mais do que as pessoas esperam de você, sem esperar nada em troca, será sobre isso o artigo de hoje.



Normalmente nas organizações é comum encontrar pessoas que insistem em levar o pensamento “tô nem aí” para o trabalho. “Tô nem aí com a qualidade do serviço prestado”, “tô nem aí com o uniforme da empresa”, “tô nem aí com a organização de meu espaço de trabalho”, “tô nem aí para a satisfação do cliente” e etc. Isso revela a falta de comprometimento e a ausência do senso de responsabilidade naquilo que fazem. Mas é importante destacar que existem alguns tipos de estilo de comprometimento, nem todos são assim, destaco três estilos:

Indiferente – esse estilo é do jeito que deixam acontecer, que levam a vida conforme o vento sopra, ou seja não decidem nada por si mesmo, sem iniciativa e que não se comprometem com nada, ou pior, sempre fogem de algum compromisso, ainda mais se não conhece sobre do que se trata. Preferem ficar fazendo a mesma coisa sempre, na sua zona de conforto, normalmente nas empresas são os 10% dos funcionários.

Envolvido - é aquele tipo que faz o básico, de forma correta, mas nada demais do que o precisa fazer. Contempla em torno de 70% das pessoas nas organizações e se limitam por si só, o limite quem nos dá somos nós mesmos, se não fizermos nada de diferente o resultado será o mesmo. Se conformam em fazer somente o que lhes é solicitado.

Comprometido – é o tipo de pessoa que faz o seu melhor, em torno de 20% dos funcionários, sempre procura fazer mais do que as pessoas esperam, se desafiam, surpreendem sempre. Ser comprometido é fazer o melhor quando ninguém está olhando, é sair da zona de conforto e ir para zona de expansão, desafiar-se a cada dia, buscando sempre o melhor, é importante identificar esses estilo nas empresas para desenvolver e reter.

Precisamos pensar primeiramente no comprometimento conosco, você já parou para pensar no que você se comprometeu no ultimo ano a fazer e realmente foi feito? Ou será que só ficou no papel? Quais são os teus projetos de vida? A que motivo você está nesse mundo, para ser mais um ou para fazer a diferença. A vida é um eco, pense no que você está recebendo por que   é o reflexo do que deve estar emitindo. Por esse exemplo podemos analisar o comprometimento, mas como saber se estamos no caminho certo, uma pessoa comprometida sempre é uma referência no que faz, para si e para os outros, sendo exemplo e sem esperar nada em troca, fazendo o seu melhor mesmo que pareça que não vale a pena.

Abraço e até a próxima,

Leonardo Siqueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário