Competências
do Gestor de Segurança
Competências do
Gestor de Segurança
O
gestor de segurança pode ser o responsável pelo gerenciamento das atividades de
segurança privada tais como segurança patrimonial, transportes de valores,
escolta armada, segurança pessoal, segurança eletrônica, conduzir sindicância
interna, segurança da informação, segurança contra incêndio, segurança na
logística, impreterivelmente interagindo com as demais áreas da empresa e
órgãos externos públicos e privados; para tanto, é necessário demonstrar uma
potencialidade positiva, que em geral, é representada pelas forças resultantes
das estratégias utilizadas em busca do alto desempenho.
Muitas
são as dúvidas do RH (Recursos Humanos) na hora de contratar um gestor de
segurança ou promover aquele colaborador que já conhece as atividades de segurança
empresarial. Este artigo pretende fornecer algumas dicas para avaliação do
pretenso candidato à vaga de gestor do departamento de segurança empresarial ou
corporativa, industrial, patrimonial, prevenção de perdas, gerenciamento de
risco ou similares.
Recomenda-se
que este profissional seja ser um agente multiplicador da cultura de prevenção
e também um usuário dos conceitos e terminologias adotadas em normas técnicas e
nas melhores práticas de gestão utilizadas pelo mercado em busca da sustentabilidade,
preservação do meio ambiente e excelência.
CONHECIMENTOS
É
importante que o gestor de segurança tenha conhecimentos gerais como economia,
gestão de pessoas, contabilidade, comunicação, direito trabalhista, direito
penal, marketing, estatística, administração, logística, qualidade dentre
outros. Assim, convém solicitar ao candidato a comprovação de conclusão de
graduação em segurança empresarial ou similar, bem como, pós graduação em
segurança empresarial ou similar, além de cursos de extensão pertinentes ao
tipo de negócio ou à função específica que irá desenvolver como, por exemplo,
analista de riscos na área de monitoramento da prevenção de perdas o que será
uma forma muito importante de evidenciar os conhecimentos.
SABER FAZER
Como forma de
demonstrar as habilidades, o gestor deve saber fazer:
Política integrada de segurança, normas e
procedimentos,
Projetos de segurança e de melhorias,
contendo ações de mitigação de riscos.
Planejamento estratégico, tático e
operacional,
Planos de segurança prevendo
contingências para as situações de emergências, continuidade de negócio e
gerenciamento de crise.
Em
todas as atividades são utilizadas pessoas e nesse sentido deverá administrar
recursos humanos iniciando com a definição do perfil e informações necessárias
dos profissionais da segurança a serem recrutados, selecionados e
entrevistados. Também é fundamental providenciar e fiscalizar a documentação
legal do colaborador (vigilante), participar da integração e inseri-los em programas
de treinamento e qualificação, monitorando comportamento, elaborando a escala
de trabalho e remanejando-o quando for o caso, visando à otimização de suas
habilidades.
Para
realizar implementações e implantações é necessário definir os serviços e equipamentos
de segurança, aprovar sua compra, selecionar fornecedores, analisar orçamentos,
elaborar planilhas de custos, conferir materiais e serviços solicitados, e
nesse caso, a realização de análise, identificação e
classificação de riscos, identificação de vulnerabilidades, ameaças, impactos,
probabilidade de sinistro e avaliação dos ativos a serem protegidos (tangíveis
e intangíveis) é fundamental.
A
utilização de inteligência na atividade de segurança empresarial colabora com
os resultados, portanto, receber e analisar informes, transformando-os em informações
essenciais para a formulação de cenários prospectivos, permite que a alta
administração possa realizar ações estratégicas.
ATITUDES
As
atitudes são as características mais difíceis de serem avaliadas num primeiro
momento, se comparadas às habilidades e conhecimentos que podem ser adquiridas
no mercado. No que diz respeito ao desenvolvimento específico, a empresa, pode
ela mesma investir. Já a atitude não se forma, não se ensina, portanto, ter pro
atividade é preponderante para o sucesso do gestor e da empresa.
Não
posso deixar de destacar outras qualidades pessoais tais como capacidade de
demonstrar liderança, visão estratégica, perspicácia, flexibilidade, equilíbrio
emocional, capacidade de observação, negociação e persuasão, trabalho em equipe,
administração de conflitos, possuir discrição e, acima de tudo, ter conduta e
ética profissional.
Vale
ressaltar a necessidade de conhecimento dos aplicativos do Office ou similares,
e ferramentas de gerenciamento, de tal forma a utilizar, alinhar, e quando
necessário, indicar uma mais adequada ao cumprimento de metas e medição dos
resultados.
Concluí-se,
que é um grande desafio contratar um bom gestor de segurança, especialmente se
na empresa não tiver um grande conhecedor de segurança empresarial para
desenhar juntamente com o RH, a descrição de cargo, plano de carreira e
salário. No entanto, existem no mercado consultorias especializadas nesta área.
Também é uma opção, fazer parte de grupos de estudo para troca de experiências
e quem sabe, ser premiado com uma orientação técnica e sem custo de um
profissional que faça parte do grupo.
Por
fim, e não menos importante, deve o gestor conhecer profundamente a legislação
pertinente à sua profissão e as suas atividades desenvolvidas diariamente, além
da legislação correlata aos negócios da empresa.
Teanes Carlos Santos
Silva
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