sábado, 2 de novembro de 2013

4 dicas rápidas para gerenciar as finanças da sua empresa

4 dicas rápidas para gerenciar as finanças da sua empresa




É comum encontrar empresas onde o proprietário não dispõe de tempo suficiente para organizar as finanças. A vantagem de se ter um controle financeiro adequado é que o empreendedor pode analisar melhor a saúde financeira da empresa e tomar decisões de maneira mais ágil.
O erro mais comum em novos empreendimentos está no dimensionamento do valor do capital de giro necessário para manter a empresa até que esta comece a gerar recursos suficientes. Quando as contas começam a vencer é que o empresário se dá conta de que não há recursos suficientes para quitar suas obrigações, partindo para antecipação de recebíveis ou em alguns casos empréstimos bancários.
Algumas dicas que podem ajudar os iniciantes do mundo dos negócios, ou para quem está com dificuldade de encontrar o caminho da organização financeira são:
1. Reserve um tempo para o planejamento financeiro da empresa
Não crie desculpas para a falta de controle financeiro. É preciso agir, e quanto antes melhor. No que tange assuntos que envolvem dinheiro, tudo deve ser anotado e, de preferência, deve ter um documento fiscal que comprove entradas ou saídas de recursos. Se o problema é tempo, organize a agenda e dedique no mínimo 1 hora para este assunto.
Para quem tem um planejamento bem estruturado e o segue corretamente, a possibilidade de necessitar de empréstimos para cobrir necessidade de capital de giro torna-se menor.
2. Não misture as despesas pessoais com a da empresa
Um dos maiores problemas dentro de pequenas empresas é o fato de contas pessoais e da empresa estar misturadas. Além de prejudicar a organização, também prejudica no levantamento de informações para tomada de decisão.
O empresário deve estar ciente de que o caixa da empresa está ali para honrar os compromissos desta, para ele há o pró-labore.
3. Qualificação profissional não é custo, é investimento
Treinamentos online, cursos de curta duração, palestras, materiais online são algumas opções para quem deseja aprimorar os seus conhecimentos em finanças. Para quem quer ir mais a fundo, existem cursos técnicos que duram até 2 anos. O importante é adquirir conhecimento para tomar melhores decisões.
Além disso, é interessante estudar outros temas além de finanças, como por exemplo, gestão tributária.
 4. Procure ajuda profissional
Quando a dificuldade para organizar as finanças da empresa se torna crítica é preciso do auxilio de um profissional especializado. Outra sugestão é ter uma pessoa que possa cuidar dessa área, dessa forma é possível visualizar os indicadores que irão garantir sucesso para o futuro da empresa.

Por Maico Sullivan

Nenhum comentário:

Postar um comentário