segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Desafios do líder coach

Desafios do líder coach




"Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo seu desempenho e em ajudá-la a aprender, em lugar de ensiná-la". (John Whitmore, autor de Coaching para Performance, um dos principais autores de Coaching Executivo da atualidade)

O mercado competitivo, a velocidade das mudanças, os aspectos culturais da organização, os mecanismos regulatórios, a sociedade, entre outros, fazem parte de um conjunto de fatores externos que podemos denominar contexto. Esse contexto que classificaremos como externo, influencia a dinâmica organizacional e os comportamentos das pessoas que a moldam. No entanto, são os fatores internos, que fazem parte do perfil de cada empregado que refletem no seu nível de desempenho, que representam o “coração” do trabalho para o “líder coach”.
Um dos caminhos que podem ser adotados pelo Líder Coach no processo de coaching, começa com um diagnóstico da situação atual, em termos de desempenho do empregado para compreender o “gap” ou lacuna existente entre a realidade (presente) e o objetivo de desempenho (futuro). Desta maneira, poderá através de efetivo processo de comunicação interpessoal com o empregado, conduzí-lo para que ele mesmo identifique e compartilhe as suas opções ou alternativas e o  seu plano de ação para obter êxito no resultado esperado.
A qualidade da comunicação interpessoal, entre o Líder Coach e o empregado representa diferencial na aplicação de métodos variados de coaching. No entanto, todos convergem para um ponto em comum: promover o desenvolvimento, estimulando o potencial do empregado e o auxiliando na redução de fatores internos restritivos (insegurança, temor, dúvida, entre outros).
No livro The Inner Of Tennis, o autor Timothy Galley nos oferece importantes reflexões, dentre elas uma reflexão bem interessante:
“Em cada esforço humano há duas arenas de combate: o exterior e o interior. O jogo exterior é jogado em uma arena externa para superar obstáculos externos para alcançar um objetivo externo. O jogo interior ocorre dentro da mente do jogador e é jogado contra obstáculos como o medo, a insegurança, os lapsos no foco e conceitos ou pressupostos limitantes. O jogo interno é jogado para superar os obstáculos autoimpostos que impedem um indivíduo ou uma equipe de acessar todo o seu potencial.” (Timothy Gallwey)
Esperamos que tenha apreciado essa breve reflexão e que a partir dela você tenha se estimulado a pesquisar e estudar para se desenvolver cada vez mais, impulsionando sua evolução.

Denise Medeiros de França

Nenhum comentário:

Postar um comentário