Pensando Diferente
Falta
criatividade e inovação para gerar mudanças nos problemas atuais.
Diante de cobranças para problemas de difícil
solução, a maioria dos profissionais acaba apresentando as mesmas alternativas
para as situações que se revelam como desafios.
Empresas
e gestores precisam de equipes que tragam soluções que otimizem os resultados,
melhorem o atendimento ao cliente e, não menos importante, tornem a comunicação
interna eficiente.
Certamente,
você já participou de uma reunião onde um problema foi apresentado e os
participantes responderam com propostas que, analisadas a fundo, eram a mesma
coisa.
Na
realidade, não eram as ideais. Pelo contrário. Não passavam de propostas
superficiais.
Quando isso ocorre, o resultado é que a situação/problema permanece e, consequentemente, a organização perde dinheiro pela demora na resolução das suas necessidades.
Quando isso ocorre, o resultado é que a situação/problema permanece e, consequentemente, a organização perde dinheiro pela demora na resolução das suas necessidades.
Essa
indesejável realidade também se faz presente – frequentemente – na tomada de
decisões.
A falta
de criatividade leva a respostas básicas sob uma perspectiva parcial dos fatos.
O
resultado? Decisões sem impacto numa empresa inteira com resoluções
superficiais.
Uma das
principais causas dessa “crise de criatividade” é a forma de pensar de
cada um. É fruto de crenças, preconceitos e percepções não comprovadas.
A solução para desenvolver seu lado criativo e
inovador é pensar diferente, utilizar seus
recursos cognitivos para trazer soluções que agreguem mais valor às empresas.
Como fazer isso? Como reprogramar nossa mente para fugir do lugar comum?
Abaixo,
listo algumas sugestões que têm feito a diferenças para mim e para colegas do
meio empresarial.
Cinco dicas para “provocar” seu pensamento:
1. Leia mais: seja uma pessoa informada com conteúdo aplicado e
genérico. Um excelente profissional é pago por aquilo que sabe.
2. Tenha uma agenda que promova atividades
diferentes que completem você como pessoa: Exemplo: Tempo para meditação, atividade
física, tempo para não fazer nada, tempo com os amigos. Isso tudo vai liberar a
sua mente para pensar diferente
3. Coloque tudo no papel: não basta saber, precisa
escrever. E quanto mais colocar suas ideias no papel, maior será o
desenvolvimento do método criativo.
4.Compartilhe: falar vai exigir expor o que você leu e aprendeu
para outras pessoas. Isso amplifica muito o processo de aprendizado.
5. Amplie a visão: enxergue os problemas de
todos os ângulos possíveis. Pessoas comuns vêem a mesma coisa; pessoas de visão
enxergam oportunidades.
Acredito
que atitudes simples desenvolvem as empresas e as equipes.
Aplicando
este método é possível enxergar alternativas até então invisíveis para a
maioria. Resolveremos problemas mais rápidos e com maior profundidade.
E ainda
há outro grande – senão principal – benefício: o nível técnico da equipe e da
empresa vai amadurecer e isso será percebido pelo mercado, clientes e
fornecedores.
Empresas que pensam diferente promovem resultados
excelentes.
Todos nós podemos desenvolver um processo criativo
e inovador que irá promover as empresas com lançamento de novos produtos, além
de processos e conquista de novos mercados.
Pensar
diferente pode nos levar a conquistar níveis de resolução até hoje nunca alcançados.
Isso porque a maturidade e a expertise de uma nova forma de pensar trazem
resultados surpreendentes para a empresa. E, no final, você ainda poderá
atestar: “O negócio aumentou, o lucro cresceu. E tudo isso foi
fruto de um pensamento diferente”.
Maicon Putti
Nenhum comentário:
Postar um comentário