segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alunos do Atendimento Educacional Especializado falam da importância do professor


Alunos do Atendimento Educacional Especializado falam da importância do professor

AEE


Ensinar, educar, formar. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelos professores diariamente em escolas e que receberam destaque durante um trabalho realizado na Escola Estadual Jacaraípe, localizada na Serra. Alunos com deficiência intelectual do Ensino Médio da unidade de ensino, que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE), produziram textos sobre a importância e a valorização destes profissionais.

A cada linha, diversas palavras demonstravam o carinho, a admiração e o reconhecimento da importância do educador para a formação de cidadãos. A atividade, proposta pela professora do AEE, Heloisa Helena Oliveira, foi realizada para incentivar a produção por parte dos alunos e mostrar o seu desenvolvimento ao longo deste ano. Para isso, foram trabalhados textos e imagens e foram realizadas conversas sobre o tema, para permitir que os escritores pudessem ter embasamento na hora de escrever suas redações.

“Trabalhamos atividades lúdicas, matérias de jornal e reportagens de revistas sobre o tema, dando ênfase no Brasil, que é um país que merece ter sempre bons professores”, disse Heloísa. A educadora conta que, para que os estudantes pudessem escrever uma redação sobre o assunto, foi preciso trabalhar diversas questões durante o Atendimento Especializado. “O que eleva o desenvolvimento do aluno é a autoestima, e ela tem que ser trabalhada, senão ele não vai conseguir suprir o conteúdo na sala de aula. Além disso, é preciso que o ensino seja feito de forma específica”.

E foi esta a atitude tomada por ela para desenvolver o trabalho. De início, ela incentivou os estudantes a socializarem, por meio de leituras e brincadeiras. Em seguida, foi introduzido o conteúdo, começando por saberes básicos da língua portuguesa, como as letras e as sílabas, até chegar a textos mais complexos e longos. Além disso, ela também utilizou um método de adaptação de atividades: quando um dos alunos ia mal em algum conteúdo, Heloisa procurava formas diferenciadas de contribuir para a melhor fixação da matéria.

E, segundo Heloisa, os resultados têm sidos satisfatórios. “Eles melhoraram muito o desempenho na escola. E isso é gratificante, porque eles mostram que estão estudando, mostram o esforço, nunca faltam. E a melhora nas notas deles é uma prova disso”, disse a professora.  Para ela, os benefícios ultrapassam o limite da escola.

“Isso vai ser importante para a vida deles mais para frente, para a individualidade deles, autonomia e para o mercado de trabalho, já que muitos estão pensando no primeiro emprego. Quando trabalhamos a leitura e a escrita, nós estamos preparando o aluno para entender sobre as demais disciplinas, para conhecer”, finalizou.

AEE

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um espaço dentro de escolas que possuem estudantes com necessidades especiais, que garante o direito a um atendimento diferenciado como forma de possibilitar a sua inserção no ensino regular.



Texto: Renan Chagas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário