sábado, 9 de novembro de 2013

Plano de Carreira




Vamos falar um pouco sobre plano de carreira? É um tema que contém certa complexidade, afinal, nem sempre o que planejamos acontece como queremos, tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim, porém, o questionamento aqui é: você tem um plano de carreira?
Afinal, que carreira você pretende seguir? Você está fazendo aquilo que gostaria de fazer? São duas perguntas chave para começar a definir um plano de carreira.
Consideremos dois pontos:
1º – trabalhar no que eu gosto;
2º – trabalhar em algo que me dê retorno financeiro;
Já passei da época de vestibular, mas me recordo muito bem que essas duas perguntas eram cruciais para meu desenvolvimento profissional a partir dali. Logicamente eu tinha algo em mente: queria ser geógrafo (sim, é sério!), mas como eu poderia ingressar nessa profissão? Como iria pagar a faculdade? Onde iria trabalhar? Em um primeiro momento, só passando em um vestibular de faculdade pública, já que dificilmente existem por aí universidades que contemplam esse curso e que eu pudesse pagar, porém, eu sabia que os meus conhecimentos para responder as questões de física, química e biologia iriam me deixar na mão (uma grande falha do meu aprendizado fundamental). O que fazer?
Bom, eu prestei os vestibulares para a área. Não me sai mal, mas também, não passei! Foi aí que percebi: precisava encontrar algo que me sustentasse até conseguir o que queria e descobri a área de administração (da qual sou apaixonado). Desde então, comecei a planejar meus próximos passos: fazer a faculdade, participar de eventos, aprender o máximo possível e me aperfeiçoar a cada dia. Estou fazendo isso até hoje e irei fazer sempre, pois me identifico muito em minha profissão.

O que estou querendo dizer com tudo isso? Simples: é importante que tenhamos um plano de carreira, saber pelo menos parcialmente o caminho que deveremos seguir. É óbvio que uma profissão que lhe dê retorno financeiro é importante, mas mais do que isso: você precisa fazer algo de que goste e sinta prazer em realizar.
Se você, em sua vida profissional, não se sente feliz, faça uma reflexão: será que é isso que eu quero?Sempre é tempo para mudar de profissão. E, independente da área, dê o seu melhor. A prosperidade profissional, pessoal e financeira são resultados da sua satisfação pelo trabalho realizado.
Por fim, pense, reflita e se necessário, escreva seu plano de carreira.
Ah… e só para terminar, não deixei de lado minha vontade de fazer faculdade de geografia. Inclusive, está no meu plano de carreira e pode até ser que demore, mas um dia eu vou fazer. Tanto essa quanto a faculdade de economia… rsrs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário