sábado, 30 de novembro de 2013

O Papel do Líder

O Papel do Líder




O estudo do papel do líder é importante para que as equipes obtenham sucesso em seus empreendimentos e por isso, a partir de uma pesquisa bibliográfica, lhes ofereço um artigo interessante sobre o assunto. É claro que o tema não se encerra por aqui, afinal, são teorias que podem ser atualizadas e modificadas de acordo com a conjuntura das organizações.

Maximiano (2009) destaca em sua obra as três ideias básicas quanto a administração de alta performance, propostas por Andrew Groveum dos fundadores e presidente da Intel: a produção, o trabalho em equipe e o desempenho individual. Segundo o mesmo autor, todo colaborador produz nas mais diversas áreas: financeiro, criação de softwares, ideias de marketing etc., o que ajuda a compreender que pensando desta forma, surge um conceito sistemático de se administrar. A partir da execução de um estudo científico, Groveelencou algumas teses aos administradores para que tenham foco em atividades com grande potencial de resultados satisfatórios para a equipe, como: compartilhar o conhecimento, delegar tarefas e acompanhar os colaboradores na execução dos processos, dedicação no planejamento para que as reuniões sejam produtivas e não exista dispêndio de tempo, nem de informações desnecessárias, entre outras (MAXIMIANO, 2004).

A figura abaixo representa bem as principais ideias elaboradas por Andrew Grove, quanto aos princípios da administração de alto desempenho:



É relevante ressaltar também, que ninguém trabalha sozinho, e é papel fundamental do administrador, orientar e conduzir uma equipe aos resultados esperados sob sua supervisão direta ou até mesmo, sob sua influência. Essa equipe só terá resultados satisfatórios a partir do momento em que todos os envolvidos, individualmente, se sintam como parte importante da missão, ou seja, “o empenho, ou desempenho, de uma pessoa na realização de seu trabalho depende de suas capacidades e sua motivação” (MAXIMIANO, 2009).

Partindo deste ponto, é interessante resgatar a obra “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter, onde a essência da liderança é exposta de forma bastante peculiar e com uma habilidade ímpar do autor. Sabe-se, portanto, que liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum” (HUNTER, 2004).

Segundo Guedes (2008), é papel fundamental do líder, mostrar o caminho para a equipe em busca dos resultados esperados, ou seja, compreendendo que motivação é a força indispensável para que os colaboradores sejam mais produtivos e satisfeitos no ambiente corporativo, é de grande importância que existam lideranças suficientemente competentes para dar combustível a essa motivação.

Maximiano (2009) identifica que motivação e liderança estão unidas já que o líder expõe uma missão a ser realizada e os liderados podem seguir ou não, dependendo dos seus interesses e motivações para aderir à tarefa. Desta forma, o mesmo autor diferencia os liderados em dois grupos: aqueles que acreditam fielmente quanto ao que o líder propõe ao utilizar-se de fatores emocionais, por exemplo; e aqueles que aderem à missão visando recompensas de cunho psicológico (beneficiando o ego, por exemplo) ou materiais (buscando aumentos de salário, por exemplo), ou até mesmo, ambas as formas de transação.
Felippe (2006) destaca que o trabalho em equipe tem grande potencial e precisa ser bem administrado para atingir realizações acima do normal, salientando que devem existir, entre outras características: desafios, estímulos e motivação.
Portanto, para compreender melhor o papel do líder no desempenho e motivação da equipe, é interessante expor a passagem bíblica onde Jesus Cristo diz que “quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir” (HUNTER, 2004, apud, Jesus Cristo, s/d).


RCHRISTANELLI

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