sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

A DC promove curso de Gestão de Conflitos



Os conflitos são uma realidade nas diversas dimensões das relações humanas. Podemos afirmar que o conflito é um sintoma típico das diferenças intrínsecas existentes entre as pessoas e que se exteriorizam a partir de situações incompatíveis que pressupõem escolhas. Naturalmente, nem todo o conflito é essencialmente negativo, porém sempre gera uma determinada intensidade de tensão.
O verbo discordar é o mais conjugado nos momentos de conflito. As diferenças individuais ganham espaço de expressão quando ocorre a disputa pela razão. A ansiedade, companheira fiel dos confrontos, atua como uma espécie de força emocional que impulsiona os envolvidos na busca pelos argumentos mais eficazes.
Não se pode ignorar que a competitividade é um dos elementos responsáveis pelo desencadeamento dos conflitos e que os energiza. As expectativas individuais, o desejo de se estabelecer conquistando seu próprio espaço, e até mesmo a busca pelo poder, tornam o conflito não em um fim, mas sim em um meio de se atingir determinado objetivo.
A maneira como cada pessoa vê e interpreta os fatos está associada a aspectos subjetivos. Estes aspectos são os valores, as crenças individuais, a visão de mundo, as dimensões da personalidade, o temperamento e outros, que atuando de forma conjunta darão o tom de importância ao ponto conflitante.
Os tipos e as causas de conflito são muitos. Neste curso serão abordados alguns; obviamente não é possível esgotar este tema em único encontro. O objetivo não é fazer juízo de valor sobre esta ou aquela pessoa, mas sim, aprofundar a análise buscando encontrar a natureza de cada conflito. Quando diante de conflitos com contornos negativos, ou seja, que levam a confrontos inclinados a medições de poder, diferenças de personalidade, inabilidades sociais e outros, pretende-se não apenas levantar problemas, mas também propor soluções.
Ao final do curso espera-se que o participante tenha enriquecido seus conhecimentos sobre este tema e tenha feito autoanálises a fim de identificar seu próprio perfil. Para os que atuam na gestão de pessoas, espera-se que a abordagem tenha agregado novas e importantes informações que melhorem suas competências e habilidades.


Ótima participação a todos!

Paulo Roberto de Araujo

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